Aposentados por invalidez serão convocados para operação ‘pente-fino’ do INSS
O INSS iniciará o envio de cartas para convocação de aposentados por invalidez, em operação pente-fino de revisão de benefícios.
De acordo com Leonardo Gadelha, presidente da instituição, as cartas não serão encaminhadas para pessoas com mais de 55 anos de idade, e 15 anos como segurados dessa modalidade. A revisão dos auxílios foi instituída através de uma tramitação da Medida Provisória 767, da Câmara dos Deputados.
Atualmente, o INSS está convocando beneficiários de auxílio-doença com 60 anos ou mais. A revisão dos benefícios pagos pelo INSS, previsto em medida provisória, começou em 2016, mas foi suspenso porque o Congresso não aprovou a MP a tempo. O governo, então, editou uma nova Medida Provisória, e a revisão foi retomada no início deste ano.
Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, até o dia 14 de julho foram realizadas 199,9 mil perícias e cancelados 180,2 mil auxílios. Destes, 159.964 foram cortados após perícia e 20.304 foram cancelados em razão do não agendamento ou não comparecimento do beneficiário ao exame.
O Ministério do Desenvolvimento Social destaca que, com o pente-fino, será possível economizar R$ 2,6 bilhões por ano, de maneira “consolidada e permanente”.
As revisões de aposentadoria por invalidez serão feitas de acordo com a capacidade das agências e, assim que as perícias de auxílio-doença acabarem, os postos já passam a convocar os aposentados por invalidez.