INSS: qual segurado não se enquadra no novo pente fino?
A operação pente fino do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma ação que visa a diminuição dos gastos com benefícios que foram concedidos de forma errada ou que já perderam a necessidade de serem pagos. Neste ano, diversas alterações sobre quem pode ficar fora das revisões de benefício foram realizadas pelo INSS.
Por isso, é importante estar atualizado sobre quem não será convocado para essa revisão, que é o caso de aposentados por invalidez com mais de 60 anos de idade e aposentados por invalidez entre 55 e 59 anos que recebem o benefício por incapacidade a mais de 15 anos. Fora esses casos qualquer beneficiário poderá passar pelo pente-fino do INSS, que vai verificar cada um dos benefícios que foram concedidos, analisando se o beneficiário ainda tem direito a esse benefício ou não.
Se o seu benefício de aposentadoria por incapacidade for revisado pelo pente fino, não pode ser cortado imediatamente, nesse caso o segurado faz jus: ao valor integral do benefício durante seis meses após o corte; metade do valor do benefício nos seis meses seguintes e a 25% do benefício após um ano do corte, e por apenas 6 meses. Após esse prazo o segurado não tem mais direito ao pagamento do benefício.