11 3395-8160

Como conseguir o PPP para a aposentadoria especial?

Maria Angélica Advogada Previdenciária > Aposentadoria  > Como conseguir o PPP para a aposentadoria especial?

Como conseguir o PPP para a aposentadoria especial?

O PPP (perfil profissiográfico previdenciário) é o principal documento para conseguir uma aposentadoria especial e descreve sua história de trabalho na empresa. Nele deve constar os cargos ocupados, descrição das atividades, exposição a fatores de riscos e vários outros detalhes fundamentais para comprovar principalmente a atividade insalubre e periculosa para a aposentadoria especial.

O PPP é uma obrigação da empresa. Ela sempre deve te fornecer quando você sai da empresa ou quando você solicita ele para o seu pedido de aposentadoria.

O primeiro passo para conseguir o PPP é simplesmente pedir para empresa. Normalmente o setor que cuida disso é o RH. Se não for o RH, eles vão saber te informar para quem pedir da empresa. Procure fazer este pedido de uma forma que você tenha registro da solicitação. Peça um protocolo do pedido ou uma carta informando que você fez o pedido do PPP.

Se a empresa não te entregou o PPP ou simplesmente ignorou seu pedido, envie uma carta com aviso de recebimento pedindo formalmente seu PPP.

Você também tem direito a receber o PPP mesmo se você trabalhou para uma empresa, como pessoa física, mas não era empregado ou não teve a carteira assinada.

Caso você seja filiado à alguma cooperativa de trabalho, você poderá solicitar o PPP diretamente com ela.

Chame no Whatsapp!